Criando um bom ambiente para a escrita

Você já deve ter visto aqueles vídeos, principalmente no Instagram, de pessoas sentadas à frente de um grande monitor, escrevendo ou estudando, com luzes néon, coisas piscando, bonequinhos, pratinhos com snacks diferentes e uma porção de quinquilharias ao redor que te deixam com vontade de ter um ambiente exatamente igual? Não vou mentir, eu sinto essas vontades, às vezes; transformar o meu escritório, mudar toda a estética e dinâmica do meu ambiente de trabalho para poder me sentir como dentro desses vídeos curtos que, com toda certeza, levaram horas para serem preparados. A sensação é boa? Mas não tenha dúvidas. E o resultado vale a pena? Nem sempre…

A verdade é que tudo isso é voltado à realidade de quem está por trás do  trabalho. Para o dono do vídeo, o interessante é passar ao expectador uma sensação de conforto e deslumbramento. Já para nós, que queremos reproduzir o Aesthetics que encontramos pode ser bem trabalhoso e frustrante, por isso pense bem antes de ter todo um trabalho que pode ser benéfico para uns, mas não necessariamente para você.

A escrita requer concentração e fluidez. Tranquilidade e silêncio.

Certo, conheço pessoas que conseguem produzir no meio de uma balada, mas, a grosso modo, um bom trabalho, deve ser feito em solitude.  Veja algumas dicas…

LOCAÇÃO E CONFORTO

Nosso quarto é nosso pequeno mundo, não me canso de falar. É o ambiente mais seguro, mais confortável, e também o mais cheio de ideias, é onde nos asseguramos da vida lá fora e sonhamos acordados. Onde passamos horas inventando histórias, desde crianças, com nossos brinquedos e transformando roupas simples em uniformes de super-heróis. É onde lemos um bom livro antes de dormir. Há mágica ali e tudo é assunto. É por isso que a maioria dos escritores começa a escrever em seus quartos. Geralmente, deitados em suas camas, começando com “querido diário…

. Disso, para inventar as próprias histórias é questão de tempo. 

Então, se há espaço no seu quarto, monte um canto especial para trabalhar em suas histórias; uma pequena mesa perto da janela, na qual você vai deixar o seu material de escrita, seja ele um caderno, um computador, ou até mesmo um gravador para depois passar para o word. No caso de não dispor de muito espaço, você pode encontrar em outro lugar. Na sala de casa, na mesa da cozinha ou até em uma biblioteca.

J. K. Rowling passava horas em cafeterias para poder escrever o seu maior sucesso literário, Harry Potter. E é mais do que comum encontrar pessoas em Starbucks portando cadernos e laptops.

Encontre o seu conforto.

ORGANIZAÇÃO

Segundo o Feng-Shui, a energia não flui em  um ambiente bagunçado, isso porque

 ela não consegue seguir um fluxo coeso e tudo fica extremamente confuso. É por isso que devemos deixar tudo em seu devido lugar. Assim podemos caminhar, ter espaço, respirar. Se a sua escrivaninha estiver em ordem, você consegue enxergar tudo ao seu redor, como quando limpamos um terreno para a construção de uma casa. Tudo precisa estar nivelado, limpo e livre de itens desnecessários para o trabalho. Fica mais fácil de espalhar as ferramentas e começar a trabalhar. Para escrever, o pensamento é exatamente o mesmo: Limpar e começar do zero.

ATENÇÃO À HERGONOMIA

Quando eu falei a respeito de o seu quarto ser um lugar mágico onde as histórias acontecem, também pode sugerir que o conforto em excesso possa ser prejudicial.

Durante a adolescência, a escrivaninha que ficava ao lado da cama era tão pequena e cheia de tranqueiras inúteis que eu não tinha espaço para estudar, o que me fazia sentar na cama com o notebook no colo e trabalhar ali mesmo e à noite, antes de dormir, eu costumava me deitar de barriga para baixo para escrever à mão, em meu diário e no livro que eu estivesse trabalhando. Nem preciso dizer que acordava completamente travada no dia seguinte. Isso porque eu consegui gerar um conforto em excesso no meu próprio ambiente de trabalho. Com o tempo, eu fui organizando tudo. O espaço do guarda-roupas deu lugar ao meu pequeno escritório e as roupas foram para uma cômoda em frente à cama. Com uma escrivaninha bem maior, mais espaço e uma área de Home Office de respeito, o trabalho passou a fluir de forma natural. Comprei um suporte móvel para os pés poderem se mover, uma cadeira própria para me deixar confortável durante as várias horas que eu passava sentada, escrevendo, mousepad com suporte para o pulso e uma elevação para deixar o meu computador na altura dos olhos. Tudo isso melhorou o meu trabalho de forma significativa.

NÃO SE ESQUEÇA DE COMER

E se hidratar! Quando estamos focados com a escrita ou qualquer outro trabalho, acabamos nos esquecendo dessas coisas básicas. E há quem se esqueça de ir ao banheiro. Creia, isso acontece. 

Por isso é sempre bom deixar tudo preparado: bebida e comida. Mas não use isso como desculpa para transformar a sua escrivaninha em um buffet de restaurante por quilo. Uma garrafa de água, uma xícara de chá ou café, uma pequena porção do seu snack preferido; podem ser bolachinhas, uma fatia de  bolo, um chocolatinho, até batatinhas são aceitáveis (desde que use um guardanapo para não engordurar tudo), mas ter algo para mastigar ajuda a se manter nutrido, além de estimular a criatividade e te deixa focado.

DEIXE TUDO À MÃO

O caderno com as anotações, a garrafa de água, uma xícara de chá ou café, uma porção do seu snack preferido, um difusor com óleo essencial (dê preferência aos de Alecrim, Hortelã-Pimenta, que ajudam a manter o foco, e Sálvia, que diminuem crises de ansiedade), uma boa iluminação (uma janela aberta ou uma boa luminária sobre o seu trabalho) e, para quem não abre mão da trilha sonora, uma musiquinha relaxante de fundo para ajudar na inspiração. Existem muitos canais no Youtube com playlists relaxantes e inspiradoras para estudar, trabalhar ou escrever o seu best-seller. Faça o possível para minimizar as suas distrações, o que me leva ao tópico seguinte…

MOVIMENTE-SE

Não adianta em nada você fazer tudo isso descrito logo acima e não se mexer de tempos em tempos. Ficar muito tempo sentado na mesma posição prejudica a circulação sanguínea e causar sérios problemas à saúde, como trombose nas pernas ou pode afetar a sua coluna.

Alongamentos são excelentes para afastar a sensação de cansaço, além de relaxar os músculos, diminui a tensão corporal. Estique os braços, movimente-s em círculos, mova o pescoço para frente e para trás, faça uma auto-massagem se for o caso, mas movimente-se. Para cada 30 minutos sentado, recomenda-se uma pausa de 3 a 5 minutos para se levantar, se alongar, caminhar um pouco e esticar as patinhas. Use um Pomodoro para ajudar com isso, ou, se quiser aproveitar e ouvir uma música tranquila, pode se utilizar dos vídeos da The Sherry Formula. Eles têm me ajudado muito na produção do meu trabalho. São vários estilos de música, mas sempre com o intuito de relaxar e estimular a criatividade.

Você pode ir um pouco mais além  e colocar uma esteira ou um step no escritório, assim fica fácil de se mexer.

Espero que tenha gostado das dicas. Me conta se você faz alguma coisa diferente?

2 Responses

Leave A Comment